quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ATENÇÃO ALUNOS INDÍGENAS DO IFBA!!

As atividades da turma de Licenciatura Intercultural Indígena do Ifba(PIBID) terão inicio nas comunidades indígenas nos seguintes dias:
01/11 - Coroa Vermelha
14/11 - Comuruxatiba
16/11 - Barra Velha
21/11 - Pau Brasil
22/11 - Olivença

Para mais informações:
Arnã Pataxó - 73 9927-7731/8126-3328 
IFBA - 73 3288-6686

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

HINO NACIONAL EM GUARANÍ

Tendo em consideração que todo brasileiro é um índio miscigenado, nós iremos postar aqui um link para uma apresentação do hino nacional em Guarani interpretado pelo Cacique Guarani Tumkubó Dyguaká.
Esparamos que assistam esse video e que ajudem a divulga-lo! 
http://www.youtube.com/watch?v=bnVuuqmnSjk

quarta-feira, 13 de julho de 2011

13º ARAGWAKSÃ DA RESERVA PATAXÓ DA JAQUEIRA

A Superintendência de Povos Indígenas de Porto Seguro convida a todos para o 13º Aragwaksã, ritual tradicional do povo Pataxó. Nessa festividade ocorrerá a cassada dos guerreiros e o casamento tradicional Pataxó.
Contamos com a sua significativa presença!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

5ª EDIÇÃO DO ARENEÁ PATAXÓ

Vou postar aqui a 5ª edição do Areneá Pataxó. Esse jornal é voltado, em especial para o povo indígena e para indigenista, mais espero que todos tirem proveito dele, e espero também, que enviem esse jornal para seus contatos, nos ajudando assim a divulgarmos ainda mais o Areneá!
Areneá significa "fala" em patxôhã (idioma da etnia indígena Pataxó). O jornal traz justamente essa característica, dar aos povos indígenas da região a oportunidade de se expressarem e divulgarem a sua cultura.
Quem tiver algum elogio, critica ou curiosidade entre em contato, todos nós da edição ficaremos felizes de recebermos novas idéias!






















terça-feira, 28 de junho de 2011

LINKS

Vou postar aqui alguns links de blogs e sites que fornecem contatos, projetos e informações sobre os povos indígenas do municipio de Porto Seguro - BA.

Site da prefeitura de Porto Seguro: 

Site dos Índios Online:  

Site do Instituto Mãe Terra:


Site da Associação Nacional de Ação Indigenista:
http://www.anai.org.br/


Site da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil:
www.apib.org.br/


Site dos Povos Indígenas no Brasil:
http://pib.socioambiental.org/pt


Site Web Brasil Indígena:
www.webbrasilindigena.org/


Site do Conselho Indigenista Missionário:
www.cimi.org.br/


Site do Projeto Video nas Aldeias:
www.videonasaldeias.org.br/

Blog da Associação Comunitária Indígena Pataxó de Coroa Vermelha: 

Blog do Projeto Raku pra Lua: 

Site da Associação de Mulheres em Ação:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

VI JOGOS INDÍGENAS DE PORTO SEGURO ABRE COM CHAVE DE OURO


Mais uma vez foi realizado Jogos Indígenas de Porto Seguro, este ano foi  a VI edição que teve abertura dia 24 de abril, e a programação foi ate o dia 28. Foi uma bela festa, com direito das bênçãos dos anciões desejando boas vindas a todos, acendimento das tochas que é a simbologia da resistência, Awê Pataxó (ritual de cada aldeia), fogos de artifício e a presença ilustre do bicampeão mundial de Fórmula I, Emerson Fittipaldi, que foi convidado pelo prefeito Gilberto Abade para o evento. Em seguida, todas as aldeias foram convidadas a mostrar sua dança para os convidados, que incluíam moradores e também muitos turistas, que lotaram as arquibancadas. Terminadas as apresentações, foi formada uma grande roda com todas as aldeias presentes. No centro, os anciãos fizeram orações e o prefeito Abade e o piloto Emerson Fittipaldi foram contemplados com um cocar  símbolo máximo da cultura Pataxó. A partir desse ato, foram designados como embaixadores da cultura Pataxó. Os anciãos agradeceram ao prefeito pela presença de Fittipaldi. “Queremos dizer a esse campeão, que como ele, nós também temos vitórias”, afirmou. Um líder indígena enfatizou ainda que hoje os Pataxó têm um governante que mostrou ao Brasil que Porto Seguro tem índio. “E que o Senhor continue com esse espírito Pataxó e esse espírito guerreiro”, desejou ao prefeito.
O evento que é realizado pela prefeitura de Porto Seguro através da Superintendência de Assuntos Indígenas de Porto Seguro e apoio das lideranças indígenas tem como objetivo de integrar e mostrar a valorização dos indígenas que vivem aqui a mais de 500 anos, que por muitas vezes são visto como diferentes ou ate mesmo inexistentes na região.
Mais  700 índios de dez aldeias de Porto Seguro participam dos jogos. Este ano, além de ampliar o número de dias da competição a organização incluiu novas modalidades, como: remo, natação e canoagem.
Para os índios os jogos vão além do esporte. O arco e flecha, a primeira modalidade que foi disputada nesta sexta edição dos jogos, representa uma forma de manter viva a cultura indígena. "Antigamente nossos antepassados usavam pra caçar e pescar. Hoje nós, ainda queremos manter viva esse tradição", explica o guerreiro Tohõ Pataxó.
O prefeito Abade observou que a marca do seu governo tem como símbolo um índio Pataxó, “para mostrar ao mundo que nós nos orgulhamos do povo Pataxó”. Abade destacou ainda que em sua gestão foi criado o primeiro curso superior para formação indígena e lembrou que em todas as viagens de promoção de Porto Seguro como destino turístico, a Prefeitura faz questão de levar representantes das aldeias indígenas, para mostrar ao Brasil a sua arte e a sua cultura.

Vou postar algumas fotos dos Jogos, quem estiver interessado em mais imagens entre em contato!
 







ARNÃ MÊ`Á IE MUKAXÓ IE NUHATÊ TXÓ HÃHÃHÃE PATAXÓ . TAYATÊ IÕ PAKHÊ MÃPXE KUÃHÍ ÃHÔ MÊ`ÁRÊ IHÊ DXÂ`Á KUÃ AKDXIHI, TAPURITÚ HÃ, DXÂ`Á ETXAWÊ IÕ DXÂ`Á KUÃ.

PARA REFLEXÃO GERAL DA NAÇÃO!!
Segundo dados do UNICEF e o IBGE, vivem no Brasil 286,686 crianças e adolescentes indígenas, cerca de 45% desses meninos e meninas estão em situação de pobreza e metade deles não tem acesso à água potável.
Cerca de 21% dos meninos e meninas indígenas entre 7 e 14 anos não tem garantia de educação.
71,4% das crianças indígenas vivem em família que tem uma renda perca pita
de até meio salário mínimo por mês. Isso que dizer que esses indivíduos
passam o dia com menos de um real diário. Lamentável. Veja os números da
situação indígenas.
• 71% DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS VIVEM EM SITUAÇÃO DE POBREZA.
• 50% DELES NÃO TÊM ACESSO À ÁGUA TRATADA.
• 21% DOS MENINOS E MENINAS INDÍGENAS ENTRE 7 E 14 ANOS ESTÃO FORA DA ESCOLA.
• 15% DAQUELAS COM IDADE ENTRE 10 E 15 ANOS SÃO
ANALFABETOS.
• 13% DAS CRIANÇAS INDÍGENAS TRABALHAM.

É, a situação é vergonhosa e cruel. Cabe a cada índio lutar dia e noite, para reverter essa Situação cruel e escabrosa. Para mudar esses números perversos vai exigir de cada um indígena muita aplicabilidade e luta. Precisamos dar as nossas vidas se necessário for para mudar esse quadro de humilhação e perversidade contra os povos indígenas. Estude e muito, caros irmãos para darmos as nossas comunidades uma educação de qualidade, e quem sabe em um curtos períodos de tempo, possam bater no peito e dizemos: somos livres, verdadeiramente.

Edmundo Santos é membro da COEDIN (Comissão de Educadores Indígenas e
militante da Frente de Resistência e Luta Pataxó). Conaferd@hotmail.com