quarta-feira, 1 de outubro de 2014

VIII Edição dos Jogos Indígenas Pataxó

   VIII Edição dos Jogos Indígenas Pataxó                 







A VIII Edição dos Jogos Indígenas Pataxó, foi inspirada nos Jogos dos Povos Indígenas Nacional, objetivando a integração entre as aldeias, a integração do Povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, o respeito, a valorização e a afirmação da cultura do povo Pataxó.
Inicialmente as sete versões anteriores dos Jogos Indígenas foram realizadas pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Coordenação de EducaçãoProgramar Escolar Indígena em conjunto com as comunidades indígenas participantes. A partir de 2009, com a criação da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, passa a ser coordenada pela mesma, em parceria com as Secretarias Municipais de Turismo, Esporte, Educação, Saúde e Administração, bem como com maior envolvimento e participação efetiva das entidades indígenas, lideranças e jovens Pataxó.
A cada ano de realização do projeto foram consolidando-se propósitos da tradição do povo Indígena Pataxó, bem como o fortalecimento e o envolvimento entre as comunidades indígenas e não indígenas. A 3ª edição, de 2007 contou com a participação de aproximadamente 380 jovens indígenas Pataxó oriundos das doze (12) aldeias do município de Porto Seguro. Ainda nessa edição conquistou espaço na imprensa regional, que tem divulgado de forma positiva os Jogos Indígenas de Porto Seguro, a saber: os jornais “A Tarde” e “O Sollo” e a emissora “TV Santa Cruz” (afiliada da rede Globo). 
Atualmente, além das mídias citadas, utiliza-se ainda para divulgação, redes sociais como BLOGs, FACEBOOK, Whatsapp, e-mails, dentre outros, o que veio a facilitar a disseminação das informações acerca do evento. Soma-se ainda a participação do corpo discente das redes públicas e privadas da região que tem crescido significativamente a cada ano e, que os alunos vêm sendo preparados nas escolas com o intuito de aprender e vivenciar com os índios seus saberes e ciências. As palestras interativas estão aproximando de forma respeitosa os Pataxó e a sociedade local, que por muito tempo desprezou o direito à igualdade e o respeito às diferenças dos povos indígenas da região.
Os “Jogos Indígenas Pataxó” versão 2014, pretendem envolver diretamente  700 jovens, lideranças e anciões indígenas, aproximadamente 2.000 alunos das redes pública e privada, além do grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, que promovem em conjunto a integração e a socialização do pensamento e visão indígena acerca da nossa verdadeira história.
Porto Seguro é o berço da nação Pataxó e está significa a História Viva do nosso País. A convivência com os indígenas durante o evento é uma oportunidade ímpar de ouvir e ser ouvido, de socializar, de questionar, de entender, de promover, de disseminar a cultura, de fortalecer e, principalmente, de respeitar as diferenças reconhecendo o direito à igualdade.
O projeto, em sua 8ª edição, está em contagem regressiva, faltando apenas 01 (um mês) para sua realização. As Coordenações já estão realizando as visitas técnicas nas aldeias, reuniões preparatórias com as lideranças e seleção dos atletas em suas respectivas categorias esportivas, bem como os anciões e professores de Patxôhã (língua Pataxó) que realizarão palestras.  Durante os meses de abril a setembro foram realizados os treinamentos dos atletas, a confecção dos adereços e trajes específicos de cada aldeia e a organização da logística para saída dos participantes.
 Participarão  18 aldeias Pataxó e Etnias convidadas como: Pataxó hãhãhãe (Bahia) , Kuikuro (Mato Groso do Sul), Kiriri (Bahia) e Tuxá( Bahia).
 Estaremos os 04(quatro dias), de 13 a 16 de Novembro de 2014, na Arena Boca da Barra e nos locais de acordo as atividades seguidas na programação. E assim, todos  vivenciando a Cultura Pataxó. 
   

                                               Modalidades Indígenas
I - Arremesso de Takape (masculina e feminina) – Um atleta de cada aldeia fará o lançamento do Takape por três vezes. Será classificado o arremesso mais longe;
II -Jogo de Zarabatana (Masculina e Feminina) – O atleta de cada aldeia deverá assoprar a flecha à 7 metros de distância do alvo, tendo três oportunidades para acertar o alvo e marcar pontos de diferentes numerações (cada atleta trazer sua zarabatana);
III -Corrida com Tora– (masculino) Dois atletas de cada aldeia correrão a distância de 200 metros. Sendo que farão um revezamento de 100m x 100m. A colocação será pelos atletas que chegarem primeiro. Todos deverão usar os trajes típicos.
IV - Luta Patxiw Miwka’ay – Será realizada uma demonstração da luta corporal e seu significado ficará a critério das delegações e dos atletas a participação na demonstração.
V - Corrida Rústica (masculino e feminino) – Participarão três atletas de cada aldeia. O percurso será de 3 km.
VI –Natação (masculino) - Um atleta de cada aldeia nadará 200m de distância. A colocação será através da chegada de cada competidor.
VII - Arco e Flecha (masculino e feminino) – Um atleta de cada aldeia fará 03 tiros num alvo a 25 metros de distância. O alvo conterá um círculo maior que equivale 50 pontos, o médio 100 pontos e o pequeno 200 pontos. A pontuação será pelas somas da pontuação adquirida no lançamento das flechas. Todos terão que trazer seu arco e flecha.
VIII - Cabo de Guerra (masculino e feminino) – Cada aldeia deverá competir com oitos atletas e dois reservas. A competição será cronometrada no tempo de três minutos, aquela que estiver levando vantagem guando acabar o tempo ganha.
IX - Canoagem (masculino) – Cada aldeia deverá ter um representante para esta modalidade. No qual, farão um percurso de 200m no mar, remando em uma canoa ou caiaque. Serão dividas em baterias por grupos.
X- Corrida de Maraká (masculino e feminina) - Cada aldeia correrá com 05 atletas em um percurso de 150m em volta de um tronco, aquela equipe que finalizar primeiro ganha.
XI -Futebol Amistoso – (masculino e feminino)- O futebol será uma forma de integração entre os atletas indígenas e não indígena. Serão realizados 02 amistosos com as seleções indígenas masculina e feminina, que disputarão com duas seleções não indígenas masculina e feminina, serão selecionados entre os atletas os jogadores (as) que farão parte da seleção para o amistoso.
XII - Desfile Cultura Viva, Pataxó! - Cada aldeia apresentará um casal para o desfile usando pinturas e trajes típicos Pataxó, os casais de outras etnias deverão usar seus trajes e pinturas tradicionais.

  PROGRAMAÇÃO         



 Coordenação dos Jogos Indígenas Pataxó Porto Seguro
Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas de porto Seguro - Ba
E- mail: jogosindigenaspataxo.ps@gmail.com /juaripataxo@yahoo.com.br
Contato: (73)  99588384

Nenhum comentário:

Postar um comentário